segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Aspectos psicologicos do guarda-redes




"Um guarda-redes vive a frustração de quem perde um jogo, mas não contribui directamente para a vitória, o que significa que é, além de todas as qualidades reconhecidas ( valor, decisão, excelentes reacções psicomotrizes), também bastante dotado no plano do equilíbrio emotivo e da segurança em si mesmo."

(José Biurrún e Roberto Romeno)


  • Recursos intelectuais
O guarda-redes é o jogador que enfrenta mais situações/problema em maior numero de ocasiões. Por sua vez estas assumem um grau de responsabilidade muito grande, pois qualquer desacerto torna-se fatal. O tempo que dispõe para decidir é curtíssimo, e a necessidade de ter sempre soluções adequadas aos problemas que o jogo coloca é fundamental. Torna-se imprescindível que o guarda-redes esteja dotado de excelentes recursos intelectuais, de modo a responder adequadamente ás variadíssimas situações que um jogo coloca.

  • Estabilidade emocional
No jogo de futsal a probabilidade do guarda-redes sofrer um golo é grande. o que impõe que este tenha uma auto-estima muito forte e uma grande confiança em si mesmo. Manter-se sempre concentrado e controlado independentemente da intensidade do jogo. Após situações de grande intensidade, o guarda-redes terá que voltar a estar concentrado e calmo o mais depressa possivél.

  • Tolerância perante a frustração
No desporto em geral, por muitas qualidades e excelentes praticantes que sejamos, estamos sempre sujeitos a não alcançar os nossos objectivos e a sentiríamos frustrados. No futsal, e em relação aos objectivos específicos de um guarda-redes durante um jogo, este estará muitas vezes sujeito a sofrer golos por vezes sem culpa, a realizar grandes exibições e estas não serem suficientes para alcançar a vitória. Também se poderá verificar que um erro do guarda-redes seja responsavél pela derrota, pois os seus erros estarão mais perto de se converterem em desastres para a equipa. No entanto terá que haver uma tolerância razoável perante a frustração, só assim será possivél reagir a uma situação desagradável, ao fracasso, visto que posteriormente poderá suceder que o guarda-redes frustrado seja confrontado com uma situação para resolver, extremamente importante para a equipa, e aí terá que estar no pleno das suas capacidades.

  • Liderança
O guarda-redes assume uma posição privilegiada tanto no jogo ofensivo como no jogo defensivo. Neste caso assume a maior responsabilidade. Ele assume a direcção de muitas tarefas da equipa, assim como coordena muitos dos processos da equipa durante o jogo. É de uma forma natural que o guarda-redes se assume como líder da equipa, no entanto esta responsabilidade acrescida, terá que ser condimentada com todas as qualidades anteriormente descritas. O guarda-redes terá que ser respeitado e considerado líder pelos colegas.


Celso Henriques

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Treino de guarda-redes......( continuação )

No artigo anterior, dizia eu que o guarda- redes tinha que ter um aquecimento diferente dos restantes jogadores, pois bem, é sobre o Aquecimento de guarda-redes que eu vou falar neste artigo.

Um aquecimento de qualquer atleta tem como objectivo activar essencialmente a massa muscular para um esforço. Activação essa, tem que estar direccionada para as solicitações exigidas para uma determinada actividade a desempenhar seguidamente.
Ao administrarmos um aquecimento temos de ter em atenção os tempos de descanso entre exercícios, para que NUNCA o atleta atinja a fadiga, quando acontece é porque não foi respeitado o tempo de descanso necessário ao exercício aplicado anteriormente. Há duas formas utilizadas nos tempos de descanso, independentemente o que quer que estejamos a trabalhar:

  • 1ª Forma é na observação ao atleta, se ele está a suar muito ou não, se há indícios de cansaço ou não, esta forma tem como nome na gira futsalística " Ter olho ".

  • 2ª Forma é na utilização do relógio, na minha opinião é a forma mais correta e é a que eu utilizo. Dá-nos valores mais corretos e fiáveis.

Vou expor uma tabela de tempos de Execução/Descanso/Recuperação entre Series nas várias capacidades motoras:



Num aquecimento de guarda-redes, temos que ter em atenção, o tempo que temos disponivél, mediante esse tempo, gerimos de maneira que o guarda-redes esteja minimamente preparado para iniciar o jogo.
O aquecimento tem que ter como factor obrigatório a presença da BOLA. Ainda assisto hoje em dia aquecimentos sem bola, mesmo na fase inicial pode-se utilizar a bola em movimentos de baixa intensidade ( braços / pernas), então e se tivermos 10 a 15 minutos para aquecer?.....Como se vê em quase todos os jogos nas divisões distritais...Muitas vezes é por falta de bolas nos jogos, então os jogos não é tão ou mais importante que os treinos? Claro que é....Nos meus jogos tenho que ter 12 bolas, uma para cada jogador, é uma forma de estimulo e contacto jogador/bola, desde o 1º momento que entram para o pavilhão.


O aquecimento do guarda-redes deve ser da seguinte forma:

  1. É aconselhavél um pré-aquecimento ás articulações.
  2. Movimentos de braços e pernas ( sempre com bola).
  3. Alongamentos gerais em todo os grupos musculares ( nos alongamentos deve-se ter uma postura correcta e sem insistências.)
  4. Exercícios com intensidade Média.
  5. Alongamentos mais profundos e com mais tempo +- 12´´.
  6. Exercícios com intensidade Máxima.
  7. Após uma recuperação activa, respeitando os tempos de recuperação (tabela acima), os guarda-redes integram-se com os restantes jogadores (Finalização).
  8. Alongamentos mais profundos e com mais tempo +- 12´´


Posto isto, é mais uma contribuição da minha parte, para termos guarda-redes de qualidade e contribuirá certamente para evitar lesões nos aquecimentos.

Celso Henriques

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Treino de guarda-redes......

O guarda-redes como tem uma posição especifica, naturalmente tem que ter um aquecimento/activação geral diferente, direccionado para as solicitações exigidas de um jogo, em relação á massa muscular ... articulações ... etc.
Posso dizer que tive o privilégio de treinar guarda-redes de nivél nacional e muito aprendi com eles como também aprenderam comigo. A vivência desta experiência foi satisfatória e digo que, treinar guarda-redes não é para qualquer treinador, não basta aplicar exercícios, quando se está a treinar 2 ou 3 guarda-redes é preciso conhecer os pontos fracos e fortes de cada um e tentar explorar e estimular esses mesmos pontos. Será que o mesmo exercício sendo aplicado a 2 guarda-redes tem a mesma supercompensação (Carga-Fadiga-Recuperação-Supercompensação)? Claro que não.....Há técnicas que podem ser utilizadas como por exemplo o grau de exigência do próprio exercício será diferente para cada um dos guarda-redes, exemplo:
  • Exercício para trabalhar defesa baixa ( a pés ), se tenho um guarda-redes que é muito bom em defesas baixas e o outro tem dificuldades devido á falta de flexibilidade...agilidade, tenho que motivar, incentivar este ultimo, para este exercício, mas note-se que nós treinadores temos que respeitar as regras das capacidades motoras, para aplicar um exercício tendo como objectivo trabalhar defesa baixa, terá que haver obrigatoriamente um trabalho feito na flexibilidade e agilidade anteriormente.
Outro aspecto importante e que passa pela ignorância de muitos é o conhecimento da vida profissional dos guarda-redes. Será que o grau de exigência dos exercício tem que ser o mesmo para um guarda-redes que trabalha na construção civil e o outro que trabalhe num escritório? Parece-me que não...

São alguns aspectos que temos que ter em conta, não só previne lesões como teremos certamente os nossos guarda-redes a terem bons rendimentos nos jogos.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

E o Guarda-redes...? Ele também existe.....

Pois bem... nos meus próximos artigos vou falar um pouco do treino de guarda-redes, lamentavelmente é um posto pouco falado, mas é tanto ou mais importante o seu treino como os restantes jogadores de campo, não é por nada que por vezes ouvimos este tipo de comentário "...O GR é meia equipa...".

Vou falar de um tema que alguns treinadores ignoram ou têm falta de conhecimento que o problema existe, que é O problema do medo no Guarda-redes.
  • O medo é um elemento que preocupa bastante, treinadores e os próprios guarda-redes.
  • A existência do medo evita uma movimentação calma e concentrada, é portanto, contra produtora ao sucesso. O medo aparece em todos os degraus de prestação competitiva, em especial após as lesões .
  • Primeiramente, o medo é apenas um sistema de protecção natural, através do qual, o corpo deve evitar sofrer danos...A consequência lógica de tal premissa, é a de que o medo só pode ser retirado, quando o corpo aprendera enfrentar os perigos que surgem durante o jogo, de maneira diversa. O problema do treinador não consiste tanto em retirar o medo mas mais torná-lo inútil, através da implementação de maiores capacidades no guarda-redes.
  • Naturalmente um aspecto bastante importante neste campo é a motivação. Quanto maior for a motivação, mais depressa o jogador estará pronto a ultrapassar a sua onda de medo.

Na maior parte das vezes, é notório o medo do embate da bola, vou divulgar alguns aspectos que devemos ter em atenção.
  • Deve ser desenvolvida, em relação ao guarda-redes, uma sensação em relação á bola. O relacionamento do guarda-redes com a bola deve ser algo natural e evidente. Exercícios no âmbito da coordenação bola-corpo tem aqui, uma particular importância.
  • O treinador nunca deverá focar os perigos do embate da bola. O medo é facilmente activado através da descrição das possíveis consequências. Se no entanto for o guarda-redes a procurar conversar sobre o tema o treinador aceitará e chamar-lhe á a atenção para as possibilidades de fazer frente aos perigos, através de trabalho especifico que está a executar.
  • É imprescindível evitar exigências demasiadas grandes. Provas de coragem como por exemplo fazendo passar a bola rente á cabeça do guarda-redes, sem que este se mexe, destinam-se a aumentar o medo e não diminuí-lo.

Existe varios tipos de medo: Medo do desconhecido, Medo do fracasso, Medo da dôr, Medo do choque.

1- Medo do desconhecido: - Nas posições de guarda-redes não é tanto possivél. como nos outros postos, planear antecipadamente as suas acções, pois estas dependem normalmente das acções desencadeadas pelo adversário. Podemos criar exercícios aonde faça crescer no guarda-redes a sensação de poder fazer face a novas situações.
  • Exercício : - O guarda-redes encontra-se de olhos fechados á frente do treinador. Este segura a bola ao alcance do guarda-redes ( em baixo, em cima, ao lado, etc...). O guarda-redes de olhos fechados abre-os passados 5´´ e tenta defender a bola.
  • Comentário:-Este exercício permite ao guarda-redes habituar-se a situações desconhecidas, perigosas e inesperadas ( por exemplo a bola á frente da cara), sem que algo lhe possa acontecer. Podem assim treinar sem perigo as reacções certas em situações desconhecidas.

2-Medo do fracasso: O fracasso dos jogadores de campo são muitas vezes pouco perceptíveis e chamam pouco á atenção de quem está de fora. Para o guarda-redes o perigo de se " queimar" pela sua posição isolada na área de baliza é significativamente maior. Em especial bolas aparentemente fáceis de defender.
  • Exercício: -O guarda-redes está deitado de costas com os braços em posição normal, como se estivesse na baliza. O treinador deixa cair bolas no chão de uma altura de 50 cm, á direita da cabeça do guarda-redes em seguida á esquerda e assim sucessivamente. O exercício é feito inicialmente com toda a suavidade. Se o guarda-redes seguir a bola com os olhos sem pestanejar pode-se aumentar a intensidade dos lançamentos e a distância. Quando os olhos começarem a pestanejar deve-se lançar mais baixo e novamente com suavidade pois o guarda-redes revela sobrecarga.
  • Comentário:-Este exercício permite ao guarda-redes adquirir auto confiança, ele sente que concentrando-se nos movimentos da bola, de um lado para o outro, deixa de pestanejar, sinal de que não fracassa em situações fáceis.

3-Medo da Dôr: Levar com a bola pode ser doloroso. Também a execução de determinados movimentos técnicos pode causar dôr. quando o guarda-redes não estiver devidamente preparado para os executar, através de treino adequado da flexibilidade.Deverá apresentar boa condição física, quando melhor preparado menos dôr resulta do impacto da bola.

  • 1 Exercício : - O guarda-redes atira a bola ao ar e repele-a varias vezes com o peito ou ombros.
  • comentário:- Primeira habituação ao contacto corpo-bola

  • 2 Exercício: - O treinador passa a bola ao guarda-redes que a devolve com o peito, ombros ou cabeça.
  • Comentário: - Trata-se de fazer com que o guarda-redes dirija totalmente o seu corpo para a defesa da bola sem qualquer receio.

4- Medo do choque: Em especial em remates do pivot, mas também em situações de contra-ataque, onde é possivèl o choque com o jogador atacante. O calculo correcto da situação de jogo é uma decisiva técnica defensiva que diminui bastante o risco de choque. Assim deve-se levar ao conhecimento dos guarda-redes que por exemplo na defesa dos remates feitos na ala uma saída longa em demasia, reduz a possibilidade de sucesso. Em remates da posição central cada guarda-redes deve ter a sua posição óptima de saída também em função do atacante.

  • 1 Exercício:-O guarda-redes faz a cambalhota á frente e á retaguarda e quando sai da cambalhota o treinador na posição de ala ou pivot, passa-lhe a bola e este sempre que possivél, agarra e devolve.
  • Comentário:- As bolas não são atiradas com força pelo que o guarda-redes não tem de ter medo. Não faz mal que a bola por vezes seja atirada antes do tempo, pois o contacto com o guarda-redes e sendo com pouca força, habituam este ao contacto com a bola a ao calculo de evitar o choque com o treinador.

  • 2 Exercício: - O guarda-redes está na frente do seu treinador (pé ou sentado) de olhos fechados e com as mãos junto á cara preparadas para receber a bola. O treinador atira a bola com cuidado para as mãos. O guarda-redes então deve procurar agarrá-la assim que sente esta tocar-lhe as mãos. A pouco e pouco atirar a bola com mais força.
  • Comentário : - O Exercício serve para desenvolver a sensibilidade para com a bola e ensinar o contacto corpo-bola. Deve ser executado com muito cuidado na fase inicial. É reconhecível pelo piscar dos olhos fechados, quando este começa a exigir demais de si próprio. Este é o sinal para o treinador atirar mais devagar. A intensidade do lançamento deve ser gradualmente aumentada.
Com este artigo espero que ajude todos os treinadores nas suas unidades de treino a resolver situações de MEDO dos seus guarda-redes que por vezes nunca damos importância, mas com o treinamento, certamente melhora o performance dos guarda-redes.

Podem comentar.............

Celso Henriques