terça-feira, 22 de abril de 2008

Antevisão da 29ª Jornada da Div.Honra A.F.Porto




A antevisão da 29ª Jornada da Divisão de Honra da A.F.Porto, no site www.elitefutsal.com




" Em primeiro lugar, quero congratular os administradores e colaboradores da Elite Futsal, além da excelente qualidade de informação do site, dá destaque aos campeonatos Distritais da A.F.Porto, que por muitos são ignorados, mas é sem duvida nenhuma os campeonatos mais competitivos a nível distrital em Portugal.

Em segundo lugar, o convite que me foi feito pela Elite Futsal para eu fazer a antevisão da 29ª Jornada da Divisão de Honra, era irrecusável, visto que sou um visitante assíduo do site e pela qualidade do mesmo. O meu comentário sobre a antevisão é baseada pela qualidade individual e colectiva das equipas em questão, no entanto, é sempre difícil antever jogos deste campeonato, porque as equipas que tiverem um rigor defensivo capaz de neutralizar o sistema ofensivo das equipas adversárias e a eficácia em termos de finalização for alta, naturalmente que vai ter sucesso, independentemente do seu lugar classificativo.

Paredes – S.P.fins
  • Um jogo com mais interesse para o S.P.Fins, devido á procura pela manutenção. A mudança do modelo de jogo devido á substituição de treinador tem dado resultados. Vêm de uma excelente vitória com o ex.líder Arsenal e faz com que os níveis de confiança e motivação aumente. Por seu lado, o Paredes está tranquilo devido ao lugar que ocupa na tabela classificativa. Favoritismo vai para o S.P.Fins.
Cohaemato – Ases de Leça
  • Um derbi leceiro, a motivação nestes jogos são altos, a vitória representa algo mais que os três pontos. A Cohaemato devido á qualidade de jogo que apresenta e valores individuais no seu plantel, vão ser pontos cruciais nos momentos decisivos, apesar de, a equipa de Ases de Leça utilizar um sistema defensivo que encaixa perfeitamente nas acções ofensivas da equipa da Cohaemato. Favoritismo vai para a equipa da casa.
Farlab – Esc.Gondomar
  • Outro derbi, mas desta vez na zona de Gondomar, com a equipa da Farlab partir como favorito neste jogo, devido á qualidade individual e colectivo do seu plantel. Já provou que se adaptou aos novos métodos de trabalho de seu novo treinador. Relativamente á equipa das Esc.Gondomar vê neste jogo um respirar fundo da zona de despromoção com uma possível vitória. Favoritismo vai para a equipa da Farlab.
Bairro Bom Pastor – Vilar Futsal
  • O Vilar Futsal apesar de ter consciência que vai ser difícil sair da zona de despromoção, vai certamente lutar pelos três pontos, a vitória da ultima jornada com o Paredes elevou os níveis de confiança e motivação. A equipa do Bom Pastor naturalmente que vai á conquista da vitória, porque acredita num lugar no pódio, mas para isso, os valores individuais de alguns jogadores têm que estar ao melhor nível . Favoritismo vai para a equipa do Bom Pastor.
Arsenal Parada – Real Senhorense
  • Senhorense, uma equipa com um sistema ofensivo parecido com o Arsenal, composto por valores individuais com muita experiência. Já provou que jogar contra equipas que praticam um Futsal de qualidade, essa experiência vem ao de cima. O Arsenal está obrigado a ganhar, com a intenção de recuperar o lugar que deixou ao Foz. O favoritismo vai para o Arsenal.
Desp. Aves – Ordem
  • Um jogo na qual as duas equipas apresentam um sistema ofensivo semelhante, mas vai prevalecer a equipa que tenha uma eficácia de finalização maior. O favoritismo vai para a equipa da Ordem, pela sua qualidade de jogo individual e colectivo ser superior á equipa da casa.
Sto António de Grijó – Bairro da Pasteleira
  • O Grijó vê neste jogo uma oportunidade para se distanciar da zona de despromoção, devido ao facto das equipas que lutam pela manutenção terem deslocações difíceis. Enquanto o Pasteleira, uma equipa desmotivada, devido ao lugar que ocupa, vai certamente lutar pela vitória. Favoritismo vai para a equipa do Grijó.
F.C.Foz – “Romanos”
  • A Motivação, O querer, a vontade de vencer, fazem parte de uma equipa que quer ser campeã, o Foz tem essas qualidades. O favoritismo vai para a equipa do Foz.
Carvalhido – Jaca F.C.
  • Eu como treinador do Jaca F.C. , não devo pronunciar publicamente sobre este jogo, por razões obvias. Estou certo que os meus jogadores sabem da importância deste jogo e ao longo dos 40 minutos, a humildade, concentração, rigor, empenho e a disciplina táctica, vão ser aspectos fundamentais para o nosso sucesso."

Celso Henriques

Treinador do Jaca FC

terça-feira, 15 de abril de 2008

Estágio na Fundação Jorge Antunes


No período de 07/04/2008 a 10/04/2008, estive a fazer um estágio na Fundação Jorge Antunes na secção Futsal Sénior Profissional, onde adquiri conhecimentos que eu considero muito importantes para a minha evolução como treinador de Futsal.

Quero agradecer este estágio á Direcção, ao Treinador Paulo Tavares, Preparador físico Prof.Telmo Barbosa e principalmente ao meu amigo que sem ele talvez não fosse possível este estágio o Treinador adjunto Manuel Costa.

Faço um apelo a todos os treinadores que, para evoluirmos não basta só ler e pesquisar, é necessário conhecer o trabalho realizado no principal escalão do nosso País, realizar estágios, ver jogos, estar em contacto com treinadores conceituados. Não basta mostrar só o diploma de curso de treinador, não podemos parar no tempo e acomodar-mos, se quiser-mos ter um futsal evoluido, temos que evoluir também, porque nós treinadores somos os principais responsáveis do crescimento da modalidade.