terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mundial da Tailândia que a RTP2 vai transmitir em directo na 1ª fase

Eis a lista dos jogos do Mundial da Tailândia que a RTP2 vai transmitir em directo na 1ª fase:

1 de Novembro – 12:00 (Hora Portuguesa) – Líbia/PORTUGAL
2 de Novembro – 12:00 (HP) – Argentina/México
3 de Novembro – 12:00 (HP) – Rússia/Ilhas Salomão
4 de Novembro – 12:00 (HP) – PORTUGAL/Japão
5 de Novembro – 12:00 (HP) – Argentina/Itália
6 de Novembro – 12:00 (HP) – Rússia/Guatemala
7 de Novembro – 10:00 (HP) – PORTUGAL/Brasil
8 de Novembro – 12:00 (HP) – Marrocos/Espanha
9 de Novembro – 12:00 (HP) – Sérvia/República Checa

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

4ª Jornada - Div. Honra A.F. Porto - Resultados e Classificação


(In futsal-porto-distrital.com)

domingo, 28 de outubro de 2012

Crónica e video dos golos da 4ªJornada - Atl. Carvalhido 5-3 ND Bairro Bom Pastor

4ªJornada
Atl. Carvalhido 5-3 ND Bairro Bom Pastor 
 
 Video dos golos
 
 
 

Crónica de jogo 
Cinco inicais: Guima, André, Sílvio, Chico e Rato
Jogaram ainda: China, Batata, Pedro Azevedo e Bruno.
Marcadores: Rato (1), Batata (1) e Sílvio (1)

Treinador: Celso Henriques
Tr Adj.: Carlos Gonçalves
Tr Adj. GR : António Reis
Delegado: Álvaro Correia
Massagista: Eduardo Magalhães.

Árbitros: Liliana Teixeira e Paulo Oliveira

Intervalo: 3-1 


Nesta 4ªJornada do Campeonato Distrital da Divisão Honra da A.F. Porto, o ND Bairro Bom Pastor deslocou-se ao Pavilhão do Viso - Porto, para defrontar a equipa do Atlético do Carvalhido, onde enfrentou a sua primeira derrota neste campeonato por 5-3.

Previa-se neste jogo ser de dificuldade alta devido ao facto da equipa da casa estar numa fase crescente em relação ao seus resultados neste campeonato.

O jogo começou com o Carvalhido a entrar melhor no jogo, com uma boa posse de bola, algumas movimentações ofensivas que criaram algum perigo para a baliza do ND Bairro Bom Pastor, enquanto a equipa visitante defendia no seu meio campo e teve alguma organização de jogo ofensivo mas quando entrava no ultimo terço de campo tinha muitas dificuldades, devido ao facto da equipa da casa defender bem com os espaços bem fechados. E foi o Atl. Carvalhido que inaugurou o marcador aos 17 minutos no cromómetro, numa jogada rápida na ala para o seu pivot que finalizou, fazendo 1-0. O jogo começou a estar equilibrado em ambas as equipas, apostavam num jogo mais organizado explorando os espaços da equipa adversária, mas foi novamente a equipa da casa que chegou ao golo aos 12 minutos, após duas defesas consecutivas do guardião - Guima e com o ressalte o jogador do Atl. Carvalhido efetuou um passe ao seu colega de equipa ao segundo poste, que este, finalizou e fazendo o 2-0. No minuto 8, o marcador aumentou para a equipa da casa para 3-0. A partir desse momento os jogadores visitantes foram atrás do prejuízo e arriscaram mais no jogo, pressionando na zona do meio campo ofensivo. Através de uma falta sofrida dentro da área da equipa da casa, o ND Bairro Bom Pastor ganhou uma grande penalidade, que Rato não perdoou e reduziu para 3-1 antes do intervalo.

Na segunda parte o ND Bairro Bom Pastor arriscou mais, pressionando mais quando o seu adversário tinha a posse de bola e apostando em ataques rápidos e foi com naturalidade que o marcador reduziu para a equipa visitante aos 12 minutos, através de Batata, aproveitando um ressalte de bola, finalizando com eficácia e colocando o marcador em 3-2. O ND Bairro Bom Pastor continuou a acreditar e neste momento de jogo utilizava todas as suas forças mas a eficácia na finalização não era a melhor e as falhas constantes eram notórias. Aproveitando uma saída rápida de pressão, o Atl. Carvalhido chegou ao 4-2, ao minuto 10. A equipa visitante nunca baixou a cabeça e enquanto havia tempo para se jogar sempre acreditou e foi ao minuto 6 que reduziu novamente para 4-3, através de Sílvio, com uma boa execução de remate fora da área. Ainda havia muito tempo para se jogar e o ND Bairro Bom Pastor estava numa fase em que dominava o jogo, tendo as melhores oportunidades de golo que não foram traduzidas em golo devido novamente á falta de eficácia na finalização e quando faltava 2 minutos de jogo para o final da partida a equipa da casa sentenciou a partida em 5-3 no marcador. No restante tempo de jogo os jogadores da equipa do ND Bairro Bom Pastor tentaram de tudo para marcar golo mas sem sucesso, ficando assim o resultado final em 5-3.

Considerações gerais:
 Neste jogo, foi sentenciado por enormes falhas defensivas que foram fatais para a nossa equipa e na falta de eficácia na finalização, que será motivo de reflexão.  
 De louvar a atitude da equipa do ND Bairro Bom Pastor, pela atitude demonstrada em campo na situação menos favorável no marcador.
 O Fair-play demonstrado por ambas as equipas e à boa prestação da equipa de arbitragem.
 Todo o grupo de trabalho agradece a toda à massa associativa e simpatizantes que apoiaram o ND Bairro Bom Pastor, a eles muito OBRIGADO.

No próximo sábado, dia 03 Nov. pelas 17h30 no Pavilhão Nicolau Nazoni, jogaremos com a equipa A. D. C. M. Urbanização Areias e tudo iremos fazer para voltar novamente ás vitórias.

Celso Henriques 

Divisão Honra A.F.Porto - Resultado: Atl.Carvalhido 5-3 ND Bairro Bom Pastor


Posteriormente publicarei a crónica e video dos golos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Convocados e a antevisão ao jogo - Atl.Carvalhido Vs ND Bairro Bom Pastor



Antevisão

Nesta 4ª Jornada o ND Bairro Bom Pastor irá defrontar a equipa do Atl. Carvalhido que se encontra na 5ª posição classificativa, a um ponto do ND Bairro Bom Pastor. O Atl. Carvalhido é uma equipa composta por jogadores bastante experientes e bem orientada, por isso, prevejo um jogo bastante difícil. Será um jogo muito táctico, onde os níveis de concentração serão altos e será decidido pela boa eficácia na finalização de ambas as equipas. Toda a equipa trabalhou esta semana para este jogo e jogará a um bom a nível de Futsal, onde a UNIÃO e ENTREAJUDA do grupo manter-se-ão altos, por isso, os jogadores do ND Bairro Bom Pastor sabem o que têm a fazer e tudo farão para atingirem os seus objectivos, que será os 3 pontos.


Convocatória

  1- Guima (GR)
12- Paulo Martins (GR)

 2- Bruno Ferreira
 3- Sérgio Rebelo
 5- André Alves (China)
 6- André Pereira
 7- Fábio Custódio (Batata)
 8- Pedro Azevedo
10- Ricardo Costa (Rato)
11- Sílvio Sousa
13- Francisco Fraga (Chico)


Tr Celso Henriques
Tr Adj. António Reis
Tr Adj. Carlos Gonçalves

Celso Henriques

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

F.P.F. - Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Futsal Português


"O Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Futsal Português foi apresentado, esta quinta-feira, na Sede da Federação Portuguesa de Futebol, numa sessão que contou com a presença do Presidente da FPF, Fernando Gomes, e do Director com a “pasta” do Futsal, Pedro Dias, além dos Vice-Presidentes, Carlos Coutada e Rui Manhoso.
 
Durante a apresentação, foram expostas as linhas mestras do documento que lança os objectivos e estratégia que a Federação Portuguesa de Futebol tem para a modalidade para os próximos quatro anos.
 
As prioridades centram-se no crescimento do número de praticantes, com o desenvolvimento da interdependência produtiva entre o Futsal federado e o Futsal escolar e popular; na reformulação dos quadros competitivos e numa maior regularidade das competições; na qualificação dos factores humanos, com a aposta na formação dos jogadores, treinadores, dirigentes, árbitros e demais agentes que directa ou indirectamente estão ligados à modalidade; no fornecimento de liderança, conhecimento, recursos e apoios necessários que permitam à Federação, às suas associações e aos clubes sua viabilidade financeira com vista ao crescimento da modalidade de forma sustentada; numa comunicação mais eficaz, tendo como objectivo recolher um maior reconhecimento e visibilidade para o Futsal."
 
Documento Plano estatégico - AQUI
 
(In F.P.F.
 
Celso Henriques 

Antevisão da 4ª jornada da Divisão de Honra da AF Porto - Elitefutsal.com





C.D. Boavista – C.C.D. Ordem
Este será um jogo com características especiais, uma vez que para além de ser um derby do vale do sousa, existe um conhecimento mútuo profundo por partes dos responsáveis de ambas as equipas, pois atletas e treinadores em tempos não muito distantes defendiam as cores contrárias.
Na minha opinião jogo de tripla apesar de o C.D.Boavista se encontrar em fase de construção do seu modelo de jogo, pois procedeu uma enorme revolução do plantel relativamente ao ano anterior.


J.D. Meinedo – Gramidense Infante F.C
Duas equipas que agora chegaram à divisão de honra, com objetivo de tentarem manter-se na mesma, a vitória de uma das equipas será importante na concretização do objetivo.


G. D. S. Sebastião – Miramar C. Valadares
Embora o fator “casa” possa ser preponderante, acredito na vitória do Miramar, uma equipa que demonstra bons valores individuais, associado e uma boa organização coletiva.


A.D. Polenenses – U.D. Cruzeiro Santana
Apesar das informações extremamente positivas que possuo relativamente à equipa da casa, penso que o favoritismo recairá para o Santana, pois será um dos grandes candidatos à subida de divisão e quererá continuar na senda dos bons resultados.


A.D.C.M. Urbanização Areias – G.D. Praia Mar/Invicta Futsal
O Praia Mar/Invicta Futsal na minha opinião e no pouco que se jogou até agora, não correspondeu às expetativas por todos criadas, uma vez que associado à excelente equipa técnica que possui, reforçou-se muito e bem, mas a verdade é que “a procissão ainda vai no adro” e tem aqui uma oportunidade de corrigir os resultados das duas últimas jornadas. Do outro lado uma equipa que de certeza tudo irá fazer para se estrear com uma vitória nesta divisão.


C.S.R.D.C. Santiago – A.R. Negrelos
A equipa do A.R. Negrelos deslocar-se-á a Penafiel moralizada pela primeira vitória no campeonato, temos a consciência que será um jogo difícil, como serão todos neste campeonato, assim, procuraremos fundamentalmente manter aquela que é a nossa identidade e sabemos que quanto mais próximo tivermos disso, mais perto estaremos do objetivo para este jogo. 


C.P. Vila Boa do Bispo – A.D.C.R. Caxinas
O Vila Boa do Bispo irá defrontar aquela que na minha opinião é a maior candidata à subida de divisão, equipa composta por jovens de muita qualidade, formados num modelo de jogo estruturado e reforçada com elementos que são uma mais-valia pela sua experiência em campeonatos nacionais.
Favoritismo para o Caxinas, que a equipa da casa poderá contrariar se estiver perto da perfeição. 


A.C. Carvalhido – Núcleo D. Bairro Bom Pastor
Com certeza pelos intervenientes que irão estar em campo, um jogo a seguir com atenção. Duas equipas com qualidade e bem organizadas que vêm de duas vitórias moralizadoras, jogo a ser decidido nos pormenores. 

"Pedro Sousa - Treinador CSRDC Santiago"

(In EliteFutsal.com

Celso Henriques 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reforço na Equipa Técnica - ND Bairro Bom Pastor - Séniores

 

Junto se apresenta o novo reforço para a Equipa Técnica do N.D. Bairro Bom Pastor, equipa sénior.


  • Funções a desempenhar:
Treinador Adjunto, tendo como funções a gravação e edição dos vídeos,  bem como, coadjuvar na parte Técnica/Táctica/Preparação física do jogadores.
 
Carlos Henrique Gonçalves

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O jogo que eu vi por Óscar Rosas – Honra 3.ª Jornada

Emoção até ao último segundo
Bom Pastor e Meinedo protagonizaram neste sábado um jogo eletrizante.
Venceram os visitados mas a incerteza do resultado durou até ao apito final.
Quando a buzina tocou os jogadores do Bom Pastor suspiraram de alívio já que a sua vitória foi arrancada a ferros.
O resultado espelha as dificuldades do Bom Pastor que teve de suar para confirmar o seu favoritismo e conquistar os três pontos.
O Bom Pastor entrou forte no jogo que começou, praticamente, com o golo de “Rato” aos cinquenta e três segundos. Pouco depois os visitados poderiam ter ampliado a vantagem quando André Pereira apareceu isolado perante o guardião José Veiga, valendo a boa intervenção deste guarda-redes.
Porém, aos poucos, o Meinedo equilibrou o jogo.
Subiu as linhas e passou a defender num bloco alto. No ataque abria em 2x2, com entradas na diagonal, sobretudo através de Lindordo, que entrava bem da esquerda para o meio, baralhando a defensiva contrária.
Por sua vez o Bom Pastor privilegiava um bloco médio/baixo a defender e organizava-se ofensivamente a partir dum 4.0.
As oportunidades de golo – várias – surgiam em ambas as balizas.
Mas jogadores mais desequilibradores (Pedro Azevedo, “Rato”, Sílvio Sousa, entre outros) e uma maior percentagem de efetividade foram argumentos suficientes para dominar um adversário que nunca deixou de incomodar.
Estava um jogo louco quando, a quatro segundos do fim, aconteceu o momento do jogo.
O guarda-redes do Meinedo José Veiga defendeu uma bola e saiu rapidamente a jogar. Já perto da área do Bom Pastor José Veiga perde a bola e na tentativa de a recuperar comete falta. Como a sua equipa já tinha cinco faltas houve lugar a um livre de dez metros. Encarregado da sua marcação Ivo Sá rematou forte para grande defesa de José Veiga. A bola porém ressaltou para a frente e o mesmo Ivo Sá recargou com êxito e fez o 6-5. Faltava um segundo para o jogo terminar.
Arbitragem: Tarde absolutamente descansada da equipa de arbitragem que ajuizou (quase) sempre bem os lances mais complicados. Apenas uma dúvida: aos 9’03’’ da segunda parte, num lance dentro da área do Bom Pastor, entre Bruno Couto e Paulo Martins, deu a sensação que o guarda-redes do Bom Pastor tinha derrubado em falta o seu adversário. O árbitro, bem colocado, nada assinalou e os atletas do Meinedo também não reclamaram. Assim sendo…
Melhor em campo:
Lindordo Lopes:
O mais mexido da sua equipa e o que mais perigo causou. Acrescentou sempre velocidade ao jogo, o suficiente para não dar descanso à defensiva do Bom Pastor. Marcou um excelente golo (jogada individual) e teve participação em mais dois golos da sua equipa.
Outros destaques:
Núcleo D. Bairro Bom Pastor:
Pedro Azevedo:
Exibição consistente e dinâmica. A objetividade e velocidade que empregou conferem outra dimensão ao seu futsal comparativamente com outros colegas.
Ricardo Costa “Rato”: Profícuo e inteligente no passe a isolar colegas, demonstrando uma visão de jogo muito especial. Soube sempre desempenhar a sua dupla função com seriedade e eficácia. Quando foi necessário juntar esforços defendeu com segurança mas quando era para atacar esteve sempre pronto.

J. D. Meinedo:

Cláudio Afonso:
Mostrou boa leitura de jogo o que lhe permitiu ganhar várias bolas e sair a jogar. Rematou muito à baliza fazendo uso do seu potente remate. Alguma impetuosidade que se dispensa em certas entradas.

Os golos:
0’53’’
[1-0]: Jogada de Francisco Fraga pela esquerda culminada com uma assistência perfeita para “Rato” que sozinho dentro da área rematou, de primeira, para o fundo das redes.
9’19’’ – [1-1]: Correspondendo a um passe de Pedro Matos, Bruno Couto apareceu solto à boca da baliza a fazer um golo fácil.

12’07’’ – [2-1]:
Fábio Custódio, à entrada da área, rematou fraco mas, com alguma felicidade, a bola embateu num adversário e desviou a trajetória da bola traindo José Veiga.
19’03’’ – [3-1]: Cristiano Martins conduziu a bola em velocidade desde e o seu meio campo e, no momento certo, abriu na esquerda ao seu colega Francisco Fraga que, já com ângulo reduzido, rematou fraco e rasteiro, passando a bola entre as pernas do guardião José Veiga, que ficou muito mal na fotografia.
20’15’’ – [3-2]: Excelente jogada individual de Lindordo Lopes que se isolou e rematou rasteiro à entrada da área.
30’28’’ – [3-3]: Boa jogada individual de Lindordo Lopes culminada com um remate ao poste. Na recarga apareceu, oportuno, Bruno Couto a fazer o golo.
31’18’’ – [4-3]: Na esquerda Sílvio Sousa efetua uma excelente abertura para o interior da área onde André Alves, completamente só, só teve de encostar.
35’03’’ – [4-4]: Magnífica jogada coletiva do Meinedo com a bola a passar por vários jogadores culminada com um bom passe de Jorge Sampaio, na direita, para o segundo poste onde apareceu Pedro Matos a rematar de primeira. Paulo Martins ainda tocou na bola.
37’57’’ – [5-4]: Ivo Sá aparece isolado no lado esquerdo e efetua um forte e colocado remate cruzado.
39’06’’ – [5-5]: Uma falta escusada de Ivo Sá sobre Jorge Sampaio deu origem a um livre de 10 metros. Na sua transformação Jorge Sampaio remata rasteiro e colocado para o fundo das redes.

39’59’’ – [6-5]:
Ver Momento do Jogo. Na marcação dum livre de dez metros Ivo Sá remata para defesa do guarda-redes José Veiga para a frente, aparecendo o mesmo Ivo Sá a recargar, de primeira, para o golo.










(In futsal-porto-distrital.com)

domingo, 21 de outubro de 2012

Crónica e video dos golos da 3ªJornada - ND Bairro Bom Pastor 6-5 J.D. Meinedo

3ªJornada
ND Bairro Bom Pastor 6-5 J.D. Meinedo


Video dos golos



Crónica de jogo 

Cinco inicais: Paulo, André, Sílvio, Chico e Rato
Jogaram ainda: China, Batata, Pedro Azevedo, Ivo e Cristiano
Marcadores: Rato (1), Batata (1), Chico (1), China (1) e Ivo (2)

Treinador: Celso Henriques
Tr Adj. GR : António Reis
Delegado: Álvaro Correia
Massagista: Eduardo Magalhães.

Árbitros: Jorge Teixeira e Jorge Silva

Intervalo: 3-1 


Á 3ª Jornada do Campeonato da Divisão de Honra da A.F. Porto o ND Bairro Bom Pastor recebeu a equipa do J.D. Meinedo e ganhou por seis bolas a cinco.

Neste jogo, o ND Bairro Bom Pastor teve pela frente um adversário em pleno de vitórias e se ganhasse passaria á sua frente na tabela classificativa e o terceiro lugar estava garantido, por isso, este jogo tinha um carater especial e todo o grupo de trabalho tinha a consciência da importância deste jogo, como também, dar continuidade ao bom inicio de campeonato.

Durante a semana, foi treinado vários aspetos de jogo para neutralizar ações ofensivas da equipa do J.D. Meinedo, assim como, explorar zonas que o adversário tinha por norma errar. 
Com a lição bem estudada o ND Bairro Bom Pastor entrou em campo abordando o jogo com uma grande atitude , não deixando o adversário pôr em pratica o seu Futsal e foi através de uma boa circulação de bola e uma excelente movimentações ofensiva que a equipa da casa inaugurou o marcador no primeiro minuto, através de Rato, aparecendo ao segundo poste para finalizar.
O jogo estava repartido para ambas as equipas e ao minuto 10 através de um erro defensivo da equipa da casa, permitiu à equipa visitante ganhar uma superioridade numérica de 3x1 e traduzir em golo, fazendo assim o empate no marcador. O ND Bairro Bom Pastor não baixando os braços, confiante e determinado colocou o seu Futsal em pratica e passados 3 minutos, Batata com uma ação individual, puxando a bola da ala para o centro na zona dos 10 metros e finalizou na perfeição, colocando a bola dentro da baliza, fazendo assim, o ND Bairro Bom Pastor passar novamente para a frente do marcador, em 2-1. E no ultimo minuto antes das equipas irem para intervalo, Chico aumentou o marcador para 3-1, numa transição rápida defesa/ataque pelo corredor direito num ângulo quase fechado e de pé esquerdo finalizou, entrando a bola por baixo do guarda-redes adversário e só parando nas redes de dentro da baliza.

Na segunda parte o Meinedo entrou em campo determinado a virar o resultado e no primeiro minuto empatou o jogo, através de uma perda de bola na zona do meio campo e sucessivas falhas defensivas que permitiu o jogador adversário conduzir a bola para a zona central e finalizar. O jogo estava muito equilibrado, onde houve sucessivos lances de golo para ambas as partes, mas foi novamente a equipa visitante que marcou ao minuto 9, através de um mau passe de um jogador da equipa da casa que permitiu ao adversário fazer uma transição defesa/ataque de 2x1, nem mesmo a intervenção do guarda-redes Paulo foi suficiente e após a defesa, ressaltando a bola para o poste esquerdo e aparecendo um jogador adversário e empurrando assim a bola para dentro da baliza e empatando o marcador a 3 bolas. Mas após um minuto de ter sofrido o golo o ND Bairro Bom Pastor, através de uma boa movimentação ofensiva e de um excelente passe ao segundo poste, China (que tinha entrado recentemente e estriava-se na partida), colocou a bola dentro da baliza com grande classe.
O jogo esteve muito equilibrado e quando entrou nos últimos quatro minutos de jogo ninguém imaginava a intensidade que o jogo iria ter e quem esteve presente no Pavilhão Nicolau Nasoni deliciou-se com o jogo que via, que em quatro minutos foram marcados 5 golos
A equipa do J.D. Meinedo tentava sempre igualar a partida com transições rápidas defesa/ataque que grande parte foram neutralizadas pelos jogadores da equipa da casa, mas ao minuto 4, através de maus posicionamentos defensivos da equipa do ND Bairro Bom Pastor, permitiram á equipa do J.D. Meinedo igualar a partida em 4 bolas.

Nada estava ganho nem perdido e faltava 2 minutos para o final da partida, quando Ivo, com toda a sua qualidade técnica na ala esquerda faz o quinto golo para a equipa da casa e adiantou o marcador para 5-4. Nesta altura do jogo ambas as equipas já tinham atingido a quinta falta e todo o cuidado era pouco porque uma falta feita representava um livre de 10 metros e foi assim que a equipa visitante fez novamente a igualdade numérica em 5 bolas aos 53 segundos, para o final da partida.
O empate parecia permanecer, mas com uma boa atitude e um acreditar enorme na vitória, os jogadores do ND Bairro Bom Pastor trabalharam dentro do campo até à exaustão, quando no ULTIMO SEGUNDO do jogo a equipa visitante fez uma falta e foi cobrado um livre de 10 metros. Ivo foi o eleito para "carregar a responsabilidade" que podia valer 3 pontos neste jogo e com toda a concentração e determinação finalizou e após a recarga fez o justo no marcador em 6-5 para o ND Bairro Bom Pastor.

Considerações finais: Todos os intervenientes do jogo (ND Bairro Bom Pastor, J.D. Meinedo e equipa de arbitragem) estiveram todos de parabéns, pelo excelente trabalho realizado e fair-play utilizado em todo o jogo, proporcionando um excelente espetáculo de Futsal.

Uma palavra de apreço à massa associativa do ND Bairro Bom Pastor pelo apoio prestado à toda equipa, no qual, todo o grupo de trabalho agradece e dedica esta vitória.

Celso Henriques